sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Bahia registra 12 casos suspeitos de coronavírus, diz Sesab; seis deles foram excluídos

Redação Ednilson DRT-BA : 6200, sexta-feira, fevereiro 28, 2020 por Ricardo de Souza


A Bahia registrou 12 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) até esta quinta-feira (27). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme a Sesab, seis casos suspeitos já foram descartados, outros quatro deram negativo no primeiro exame e aguardam a contraprova e dois estão em análise. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Segundo informações da Sesab, os seis casos descartados estavam nos municípios de Camaçari, Tucano, Jequié, Jacaraci e Itabuna. Os pacientes que aguardam a contraprova são da cidade de Itabuna e os dois que estão em análise estão internados nos hospitais Português e Aliança, em Salvador. O órgão informou que os casos são listados em um Banco Oficial do Ministério da Saúde. O banco de dados é atualizado todos os dias às 12h.

De acordo com a Sesab, cinco casos de Salvador, um de Feira de Santana e um de Porto Seguro foram notificados nesta quinta após o fechamento do banco de dados e devem ser computados na sexta-feira (28). Dos casos de Salvador, dois deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), no entanto, preliminarmente estão sendo descartados por não se enquadrarem nos critérios clínicos epidemiológicos.

Os casos suspeitos de Salvador estão internados nos hospitais Jorge Valente, São Rafael, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marback e os dois do HGE. A Sesab informou que os demais casos estão sendo investigados pelos órgãos municipais e estadual de vigilância. Segundo o Ministério da Saúde, para um caso ser considerado suspeito, é necessário:

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Os países considerados área de transmissão são: Japão, Itália, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Malásia, Singapura, Coreias do Sul e Norte, Tailândia, Vietnã, Cambodja e China.

De acordo com a SMS, os pacientes monitorados na capital baiana apresentaram sintomas respiratórios leves estiveram recentemente em países que têm a circulação do vírus, de acordo com a nova lista divulgada pelo Ministério da Saúde.

Comentários: "Bahia registra 12 casos suspeitos de coronavírus, diz Sesab; seis deles foram excluídos"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...