"

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Mensagem de Reflexão

Redação Ednilson DRT-BA : 6200, quinta-feira, outubro 11, 2018 por Ricardo de Souza

Ser líder: que área, que tipo?

1-Família
Líderes pai e mãe. Entre o retângulo das quatro divisas do lar, são eles que lideram o presente e o futuro da família. Sua “técnica” de liderança, basicamente empírica, foi-lhes passada pelos pais, num aprendizado que se “refina” e renova geração a geração.
2-Político
Líderes escolhidos para dirigir os destinos de uma nação. Líderes executivos, legislativos, judiciário, tripé da democracia, sustentáculo da liberdade. O poder do povo (através do voto) aos políticos, e o poder dos políticos (através das leis) para o bem-estar do povo.
3-Meritocrático
Líder meritocrático valoriza quem se destaca, quem sobrepuja limites, quem vai além da linha simples entre o rápido e o moroso, o bom e o ótimo. Quem merece (mérito) recebe menos cobranças e mais liberdade para trabalhar e até participar dos processos de excelência.
4-Altruísta
Líder deve ter mais amor ao “ser” e menos ao “ter”; ter pendor às boas causas, e, sobretudo a si próprio e ao próximo. O altruísmo é um dom atinente ao líder que conduz batalhões de almas ao front da felicidade, pois aquele que joga o bem no ar, a brisa da ventura o bem trás de volta para si.
5-Líder de si mesmo
É o tipo “faça-se por si mesmo”. Você se escolhe por líder e abre em suas mãos o mapa do seu destino. Nada de esperar pelos outros, pois eles estão ocupados com eles mesmos, com seus projetos, sonhos e lutas. Aqui você faz o seu caminho, ninguém o faz por si; conduz-se, não é conduzido e faz o acontecimento, não espera acontecer.
6-Sistemático
Líder que tem um padrão, um “sistema” de liderar onde gosta que todos façam “daquele jeito”, “daquela maneira”... Por um lado todos sabem como fazer e como o líder aprova seus trabalhos, por outro seu “modos operandi” em parte engessa a criatividade dos liderados e lhes tolhe a iniciativa.
7-Carismático
Líder pelo seu carisma, sorriso fácil, bondade contagiante, palavras alvissareiras, sempre a mostrar o caminho certo entre plêiades de caminhos errados. Contudo, atenção, todas suas virtudes não devem ser obstáculos nem serem vistas como empanadas quando tiver de agir, cobrar e punir.
8-Controlador
Líder que “controla tudo, e em tudo põe controle”... Quer ser um ser onipresente, onipotente, esquecendo-se que o foco da visão e o alcance dos braços é limitado. Não tem visão sistemática, controla detalhes (economia de “copinhos plásticos de cafezinho”...), prende-se a miudezas e não raro deixa passar grandezas perdidas na produção/administração...
9-Empresarial
Líder sócio, diretor, CEO (Chief Executive Office), são líderes natos ou que assim se fazem pelo poder constituído. Têm a desafiadora missão de liderar o aumento do patrimônio de empresas e a felicidade de vidas humanas, num mundo globalizado disputado palmo a palmo, bem administrando os fatores da produção e bem combinando a escassez com as necessidades ilimitadas.
10-Religioso/Espiritual
Líder católico, o Papa Francisco (2013, Bergoglio, Jorge Mario – 17.12.1936) assumiu o papado aos 77 anos de idade, e o tibetano Dalai Lama (Tenzin Gyatso, 1935), religioso Budista, reconhecido como líder em 1950, na época com apenas 15 anos de idade. Ambas lideranças sustentadas nos ditames das Escrituras Cristãs e Budista. Líder que tem missão suprema não se atém exclusivamente ao “eu”, mas ao “nós” e “eles”.
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Ser líder. Pequena bíblia do líder”

Comentários: "Mensagem de Reflexão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...