"

sexta-feira, 2 de março de 2018

Vice-Prefeita de Conceição do Coité visita Projeto Social da ACACEC em Euclides da Cunha.

Redação Ednilson DRT-BA : 6200, sexta-feira, março 02, 2018 por Ricardo de Souza



 A ACACECAssociação das Crianças e Adolescentes da Cidade de Euclides da Cunha teve a honra e o prazer de receber na tarde de ontem (14:00h), quinta-feira dia 01 de março de 2018, a visita de autoridades da Prefeitura Municipal da Cidade do Conceição de Coité-BA, representada pela Secretária de Assistência Social, a Vice-Prefeita Sra. Genivalda Pinto da Silva (PSD), ou Secretária Val, como é carinhosamente tratada. Fez parte da comitiva, também, profissionais da prefeitura de Coité, a psicóloga Sra. Amanda, a assistente-social Sra. Edna, os funcionários Srs. Jonatas e Magno. A comitiva foi alegremente recepcionada pelo diretor da ACACEC, Sr. Edmilson Ferreira, o “cabo Edmilson” como por todos é conhecido, pelos professores e alunos. Esteve presente registrando tão honrosa presença, o repórter da rádio Planalto AM, da cidade de Euclides da Cunha, o Sr. Ricardo de Souza, que fez entrevista exclusiva com a Vice-Prefeita, abordando os objetivos da visita e os projetos sociais para aquela cidade.

A ACACEC cuidando de crianças, formando cidadãos
“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”
(Pitágoras – 571 – 570 AC)

Há mais de 2.500 o filósofo grego Pitágoras formulou esse pensamento, que é uma pérola da filosofia humana. Sim, há que se cuidar das crianças hoje para amanhã termos cidadãos de bem, honrados, que dignifiquem os semelhantes e a Pátria.
A visita de Secretária Val e comitiva teve esse nobre objetivo, conhecer, não apenas as instalações da ACACEC, mas os seus projetos sociais, ressaltando que tratam-se do amparo a crianças de famílias de baixa renda de Euclides da Cunha. O Cabo Edmilson, num trabalho exitoso, um trabalho de uma vida, que lá se vão mais de vinte e quatro anos dedicando-se às crianças e adolescentes, tirando-os das ruas, das drogas e da criminalidade, trouxe-os para um convívio amistoso, fraterno, com lições de vida, de amor, respeito, paz e cidadania.
A Secretária Val e comitiva conheceu as instalações físicas da ACACEC, suas salas de aula, espaço para lazer, campo de futebol, atividades como o esporte, artes, música, além da integração das heterogêneas formações, tornando-as um só corpo: a Guarda-Mirim. Enfim, a Secretária Val pôde ver e ouvir do comandante Edmilson que as crianças que ali frequentam tem um horizonte educacional, que naquela entidade formam-se cidadãos e cidadãs, com cultura e sabedoria para seguir seus próprios passos no futuro.
A comitiva conversou com os professores, com os alunos e funcionários e sentiu o irradiar da boa energia da convivência onde o objetivo é unicamente social. Os profissionais que ali se dedicam têm por missão os ensinamentos de Pitágoras. E, nessas duas décadas e meia do trabalho do Cabo Edmilson, centenas de jovens saíram da linha da ociosidade e se formaram como Guardas-Mirins e vários atuam como médicos, advogados, assistentes sociais, gerentes de empresas etc. Embora nem todos cheguem a esse patamar, aprendem, contudo, que a decência humana, esta sim, é o grande legado que recebem dos professores e do comando da ACACEC.

Projeto social (Livros, cultura, saber!) nos moldes da ACACEC em Conceição do Coité.

“Uma nação se constrói com homens e livros.”
Monteiro Lobato (1882 – 1948)

Não há como alguém “construir-se” com o sucesso sem a argamassa do estudo. É ilusão pensar que um país pode ser “top” mundial se a sua população for inculta. Como bem nos ensina Monteiro Lobado, há que termos os livros como alavanca e como ponto de apoio as escolas para assim movermos a sabedoria e construirmos uma nação. É essa a missão da ACACEC, com os livros e a educação formar vencedores e vencedoras nesse mundo globalizado e disputado palmo a palmo. Sem escolas, sem livros, sem mestres o que teremos, se não um povo como um barco à deriva, perdido em trevas num mar sem bússola?
A Secretária Val tem essa ótica, que nós da ACACEC aplaudimos e dignificamos, de levar mais cultura, mais estudo, mais saber para as crianças e adolescentes de Coité. Parabéns, Secretária, sua iniciativa é louvável e os frutos da sua iniciativa, em breve, serão colhidos à mancheias em quantidade e qualidade. Somente o estudo liberta, não há outra porta a abrir para acessar riquezas e felicidade nesse mundo contemporâneo. Hoje o Brasil está a 260 anos atrasados na leitura... Seu projeto, Secretária Val, vai ajudar e diminuir essa lacuna de tempo, e, somado a outros projetos semelhantes de outras cidades, todos nós, juntos, vamos elevar o status do estado da Bahia, e por consequência do próprio Brasil.

(Por Inácio Dantas)




1 Response to "Vice-Prefeita de Conceição do Coité visita Projeto Social da ACACEC em Euclides da Cunha."

.
gravatar
Inácio Dantas Says....

Parabéns Ricardo de Souza pela excelente reportagem quando da visita da Vice-Prefeita de Conceição do Coité na ACACEC. Euclides da Cunha insere-se no mapa da educação e cultura de crianças e adolescentes e
m nosso estado. Lembro a frase da jornalista Glória Ayres: "Em mãos que carregam livros não cabem armas."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...