"

quarta-feira, 28 de março de 2018

Guardas-Mirins visitam a Câmara dos Vereadores de Euclides da Cunha – Bahia.

Redação Ednilson DRT-BA : 6200, quarta-feira, março 28, 2018 por Ricardo de Souza


Guardas-Mirins visitam a Câmara dos Vereadores de Euclides da Cunha – Bahia.

A Visita
Na noite de ontem, segunda-feira, dia 26 de março de 2018, os Guardas-Mirins (ACACEC), comandados pelo Cabo Edmilson, acompanhado pelos professores Inácio Dantas, Edmundo e Professor Val, visitaram (das 20:00h às 21:30h) o plenário da Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha,  Bahia. A visita teve o objetivo de, tanto conhecer o local, de onde emana a essência da democracia e da liberdade, quanto para acompanhar a seção do dia (noite), e entender um pouco como funciona e como dá-se a ação dos parlamentares.
Como pode-se ver nas fotos, foi um momento bonito, e por certo memorável.  As cores da Acacec - Guarda-Mirim fez-se presente por todo o salão, logo se destacando dos demais presentes, pois o verde do seu fardamento, um tom marcante, é inspirado na bandeira do Brasil.
Para ter-se uma ideia do contingente Mirim, havia 40 (quarenta) crianças, sendo 20 (vinte) meninos e 20 (vinte meninas). Surpreendentemente, pode-se considerar, havia a presença de Guardas-Mirins de apenas 8 (oito) anos  (foto com o prof. Inácio Dantas), estendendo-se à idade de 17 (dezessete) anos, o mais velho.
Sentados ordeiramente, como é característica de um Guarda-Mirim, cantaram, na abertura da seção, o Hino da Cidade de Euclides da Cunha. Todos, compenetrados, imbuídos do senso de patriotismo, e, não se se pode negar, também de grande curiosidade, pois queriam conhecer como é o rito de uma seção das suas excelências vereadores e vereadoras. Olhos fixos para a mesa dos vereadores, não perdiam o foco nos discursos parlamentares que se alternavam a cada sete minutos.
 Durante uma hora e meia a seção transcorreu, com paz e tranquilidade. Foi uma aprendizagem para os jovens Mirins. Um aprendizado que  que vão levar,
como bagagem de experiência, para o resto da vida. Afinal, pela primeira vez pisaram numa casa Legislativa, com transmissão pela Internet e pela rádio 87,9 Católica de Euclides da Cunha. E, assim, puderam ter uma pequena noção do pleno exercício da democracia na cidade, num trabalho que visa a melhoria da cidade de Euclides da Cunha e da população Euclidense.

Vereadores que citaram o nome Acacec, Guarda-Mirim, Cabo Edmílson
No início o pronunciamento de cada vereador, e da vereadora Simone Matos, todos foram unânimes em elogiar o trabalho desenvolvido pelo Diretor da Acacec, Cabo Edmílson Ferreira. Elogiaram, também, a forma como são educados os Mirins, e a importância deles para a construção de uma nova e grande Euclides da Cunha, e mais ainda para o próprio Brasil.
Um destaque especial para o pronunciamento do vereador Nenê de Assis, o qual foi incisivo na questão da participação mais ativa da Prefeitura de Euclides da Cunha no sentido de apoio à Acacec, quer seja apoio material e principalmente da merenda escolar. Suas palavras foram importantes, porque é importante o trabalho com crianças que amanhã serão o sustentáculo de uma nação. E
sob esse aspecto ele foi taxativo, finalizando que iria cobrar diretamente ao prefeito da cidade esse maior engajamento com a causa dos Guarda-Mirins.

Por: Prof. Inácio Dantas

Comentários: "Guardas-Mirins visitam a Câmara dos Vereadores de Euclides da Cunha – Bahia."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...