"

quinta-feira, 22 de março de 2018

Guarda-Mirim (ACACEC) visita a Polícia Militar, Polícia Civil e Cicom de Euclides da Cunha (BA)

Redação Ednilson DRT-BA : 6200, quinta-feira, março 22, 2018 por Ricardo de Souza


Nesta tarde de quarta-feira, dia 21 de março de 2018, cinquenta e dois alunos e alunas da Guarda-Mirim (ACACEC – Associação das Crianças e Adolescente da Cidade de Euclides da Cunha) fizeram uma visita à Polícia Militar, Polícia Civil e Cicom, com o objetivo de conhecer a estrutura policial de nossa cidade.
Comandados pelo Cabo Edmílson Ferreira, acompanhados pelo repórter Ricardo de Souza da rádio Planalto AM
de Euclides da Cunha, juntamente com os professores Val, Edimundo e Inácio Dantas, os alunos e alunas foram recebidos de braços abertos nas três instituições, e tiveram, em todas, uma visão das instalações, dos equipamentos, da estrutura, e noções do funcionamento desses importantíssimos e fundamentais comandos policiais.



1ª. Visitação: Polícia Militar – 5º. BPM

A comitiva da Guarda-Mirim, na sua primeira visitação, direcionou-se ao 5º. Batalhão da Policia Militar.  Ao chegar foi pronta e alegremente recepcionada pelo Major Aroldo Pires, e o Tenente Adriano, e em seguida pela soldado Marília e soldado Siqueira. Conduzida às instalações internas, dirigiram-se à uma sala de aula. Ali o Major Aroldo Pires destacou, em aula narrativa e através da projeção de um vídeo, a importância da Polícia Militar em nossa cidade, bem como em todo o território brasileiro. Ao final houve um espaço para os alunos fazerem perguntas, que foram prontamente respondidas pelo Major Pires. Foi uma aula que abriu a mente dos jovens alunos, fazendo-lhes ver quão relevante é o trabalho desses abnegados policiais, tanto na proteção de bens patrimoniais e muito mais do elemento humano.
Na sequência, a comitiva dirigiu-se para a Academia de Polícia. Ali os alunos/as puderam presenciar “in-loco” como é feita a preparação física dos policiais para estarem prontos para agir. O soldado Diniz, preparador físico do 5º. BPM, mostrou os modernos equipamentos utilizados e todos puderam ver que o ritmo de preparação física é intenso, pois a missão policial é sempre desafiadora.
Na sequência, a comitiva dirigiu-se à
Sala de Comando. Ali tiveram a honra e o privilégio de conhecer o Comandante Amom Pereira Gomes. Gentilmente o Comandante Amom nos recepcionou, especialmente o cabo Edmilson Ferreira, o Prof. Inácio Dantas e o radialista Ricardo de Souza, para um bate-papo informal.




Integração jovens alunos & Polícia Militar




A visitação dos jovens alunos/as da Guarda-Mirim à Polícia Militar teve o objetivo, e foi conseguido, de despertar o senso de brasilidade, de patriotismo, de valorização das cores e dos símbolos da Pátria. E, também, despertar-lhes o respeito à farda Policial, à autoridade estabelecida, às leis e normas que regem a cidade e a nação. Foi, por fim, uma visitação valiosa, uma experiência de vida que os jovens alunos/as da Guarda-Mirim irão levar para o resto de suas vidas.

2ª. Visitação: 25ª Coorpin - Delegacia de Polícia 


Na segunda visitação a comitiva dirigiu-se ao prédio da Polícia Civil – 25ª. Coorpin. O delegado é o Dr. Vítor Tenório Lima, a quem a ACACEC agradece pela autorização da visita e pela receptividade de todos os policiais. O agradecimento é extensivo também ao Coordenador, Dr. Paulo Jason.
Ali, na Polícia Civil, os alunos/alunas conheceram inicialmente o departamento onde se registram os Boletins de Ocorrência (Escrivão Dr. Juca). Em seguida adentraram às instalações internas e conheceram a carceragem, onde encontravam-se encarcerados 49 homens.
Conheceram também, na sequência, o IML – Instituto Médico Legal. Ali é onde são recolhidos as vítimas (mortos), não só de nossa cidade, mas também de cidades vizinhas.
Em todos esses departamentos os jovens alunos/as puderam ter uma noção de como funciona o fluxo das ocorrências em nossa cidade, como são procedidas as apurações, os encaminhamentos, prisões, enfim, tiveram uma noção do trabalho diuturno e importantíssimo da Polícia em nossa cidade, protegendo seus cidadãos e cidadãs contra a criminalidade.

3ª. Visitação: CICOM – Centro Integrado de Comunicação

 Na última visitação, a comitiva da Guarda-Mirim dirigiu-se ao prédio anexo à 25ª. Coorpin, onde está instalada a Cicom. A ACACEC faz um agradecimento especial ao Coordenador, Capitão Fábio e o sargento do reserva Anisio. Ali os alunos/as tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Integrado de Comunicação-Cicom de nossa cidade, local que agrupa, inclusive, um “pool” de outras 16 cidades vizinhas.
O nome CICOM é em razão de, neste Centro, estar integrado a Polícia Civil, Polícia Militar, Detran e Bombeiros. Através do telefone 190 o cidadão faz contato e de pronto tem seu problema atendido, seja em que área for, pois há, dentro do Centro, representante de cada área.
Trata-se, é de se ressaltar, de uma instalação nova, recém edificada. Para os alunos/as foi uma novidade (e para os professores também), pois envolve
uma tecnologia de ponta que está-se implantando, inclusive já funcionando parcialmente. São computadores, vídeos ultrassofisticados e câmeras de monitoramento de última geração, estas com previsão de estarem em total funcionamento dentro de 15 dias. Essas câmeras estão instaladas em pontos estratégicos da cidade, locais de grande movimento, cujas imagens, captadas “on-line” e em tempo real, são transmitidas ao Cicom. Essas imagens são analisadas por profissionais treinados e, em caso de qualquer problema pontual, é acionada a viatura mais próxima para averiguação. Toda essa tecnologia, com apoio intensivo das Polícias, está sendo disponibilizada em prol de uma cidade mais tranquila,
propiciando à população mais segurança e paz, pois somente combatendo o crime é que poderemos ter a realização do lema da nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.

Prof. Inácio Dantas

1 Response to "Guarda-Mirim (ACACEC) visita a Polícia Militar, Polícia Civil e Cicom de Euclides da Cunha (BA)"

.
gravatar
Inácio Dantas Says....

Muito proveitosa a visita dos guardas-mirins na PM e PC de Euclides da Cunha. Fomos recebidos com alegria e distinção. Agradeço a todos que fizeram parte dessa comitiva.
Abs.
Prof. Inácio Dantas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...